Dakshina Tantra A Ciência da Liberdade e da Felicidade

Luiz Gondim

Liberdade e felicidade, anseios e necessidades básicas difíceis de serem alcançados. O indivíduo é mutante, constantemente a mercê de influências de sua geração, em conflito com gerações passadas, e do meio social em que vive. Leva consigo uma fonte de tensões, físicas, emocionais ou mentais, carregado de emoções e conteúdos reprimidos determinados desde a infância por condicionamentos que comandam e moldam a personalidade. Como conseqüência, um grande mistério faz com que esteja permanentemente mergulhado nos ritos sufocantes do dia-a-dia. Apoiada no vazio de sua existência, a pessoa corre contra um tempo que não existe, sobrevive pela fantasia de sua mente. Cega, vai ao encontro daquilo que deseja ver. Envolvida em um mundo de ilusão, não trabalha seus medos e desacertos. Sem uma visão clara e objetiva da realidade, simplesmente aguarda passivamente ser consumida pelo tempo.

Dakshina Tantra Yoga libera o indivíduo da escuridão, penetra no âmago da consciência individual por meio da expansão da mente com um trabalho de equilíbrio da personalidade. O homem deve aprender a lidar com sua própria natureza, independentemente de idade, profissão, crenças, hábitos ou costumes. Qualquer pessoa que tenha os meios adequados, deve aprender a controlar a si mesmo e encontrar a união com a consciência ilimitada e não qualificada (o criador), explorando os diversos níveis mentais capazes de serem alcançados.

As práticas e teorias adotadas, se baseiam numa sabedoria milenar da Índia. No início do século passado, Maharishi Kartikeya, grande mestre de Yoga, dedicou-se ao bem estar da humanidade difundindo raras e valiosas técnicas comprovadamente eficazes na cura de doenças e que proporcionava aos homens uma estabilidade e pureza mental sem precedentes. Deixou como seu sucessor Dhirendra Bramachari Swamiji, que cresceu e viveu sob sua orientação direta. Renomado e querido mestre pelos indianos, viveu em peregrinação cuidando de todos os cinco ashrams de Yoga criados por Maharishi Kartikeya. Foi o guia espiritual de Neruh, o primeiro presidente indiano após a independência do país, assim como de toda a família Gandhi. Swami Dattatray Maharaj foi encarregado do Vishwayatan Yogashram, em Nova Delhi, um destes cinco centros de estudo e formação de Yoga. Renunciou a todos os bens materiais do mundo, abandonou o ashram e foi viver nos Himalaias, em Badrinath, de onde saía em peregrinação para ensinar. Swami Dattatray deixou como seu sucessor nas Américas Paulo Murilo Rosas, a quem acompanhou de perto durante seu processo de aprendizado na Índia. Desde o ano de 1963, Paulo Murilo se dedica ao estudo do Yoga. Em sua última viagem à Índia recebeu de Swami Dattatray o título de Yogaraj, rei dos yogues, por ter adquirido grande experiência e conhecimento. É presidente da Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (ABDTY), dirigente e professor de Dakshina Tantra Yoga em sua academia e centro de estudos no Rio de Janeiro, Kailasa, onde coordena cursos de capacitação em Dakshina Tantra e de Terapias Tantricas.

Dakshina Tantra abrange uma filosofia e uma série de conceitos que fundamentam várias disciplinas: desde posturas psico-físicas, disciplina da respiração, abstração dos sentidos, concentração e meditação. Essa somatória de técnicas permite avaliar a origem de uma determinada fonte de tensão e, através da conscientização das dificuldades, é possível superá-las, eliminando esta fonte de tensão. Trata-se também de um processo de auto-ajuda, pois o aluno deve possuir determinação, disciplina e força de vontade.

O nível de consciência de uma pessoa vai se modificando, a medida em que a energia predominante em cada um dos sete pontos principais de energia no plano sutil do corpo humano (Cakras) desloca-se de um ponto a outro através da correta energização. Alcança-se assim um novo anseio para a liberdade com a consciência que você já é a felicidade que tanto busca.

Luiz Gondim é formado em Dakshina Tantra pela ABDTY - Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga, tendo como Mestre o Professor Paulo Murilo Rosas. È Diretor de Ensino da ABDTY e atua como Yogaterapeuta no Kailasa Centro de Yoga e Terapias.

 

Rua Santa Clara, 98 Cob. 01, Copacabana - RJ - Tel: (21) 2549-1707