Métodos de Busca do Equilíbrio

Personalidade: Métodos de Busca do Equilíbrio

Paulo Murilo Rosas
Mestre de Dakshina Tantra
Presidente da ABDTY – Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga
Dirigente do Kailasa – Centro de Yoga e Terapias

A sadhana, a busca tântrica, possui três aspectos: o sujeito, o objeto e o meio. O sujeito, ou sadhaka, é o aspirante, o discípulo que emprega certos meios especiais para o logro de certos resultados definidos. O objeto é o que se busca alcançar e é chamado de sadhya, o conhecimento que desejamos adquirir. Por fim, os meios são os diversos métodos estabelecidos nos Tantra Shastras, as escrituras tântricas, que só devem ser utilizados sob a orientação de um Guru, um mestre competente.
As práticas utilizadas neste processo de busca do equilíbrio da personalidade são:
- Yogasanas
- Yogasana Vijnana
- Yoga Kuruntha (cordas)
- Surya Namaskaram
- Pavana Muktasana
- Yoga Suksma
- Yoga Sthula Viyayama
- Dharana Yantra e Tattva Yantra
- Meditações Tântricas
- Pranayama
- Relaxamentos Dirigidos
- Yoga Nidrá

Yogasanas

Exercícios psicofísicos distribuídos em várias séries e níveis visando à energização dos Chakras para que o indivíduo possa expressar sua personalidade em sua plenitude.

Yogasana Vijnana

Praticadas normalmente depois de yogasanas, fazem parte do Caminho da Criação, Srsti Krama. Nesta prática são usamos mudras e também o canto dos Bija Mantras dos Chakras.

Yoga Kuruntha (cordas)

Kuruntha em sânscrito significa marionete. Consiste em uma série de exercícios realizados em cordas presas na parede. Propiciam bom tônus e alongamento muscular. Devem estar associados às asanas.

Surya Namaskaram

Série de posturas dinâmicas que alternam flexões para frente e para trás, provocando um profundo alongamento em todo o corpo. É uma ferramenta versátil no armamento terapêutico do Yoga. Tem vasto campo de aplicação, é fácil e agradável de ser executado.

Pavana Muktasana

Série de exercícios composta de três partes: anti-reumática, anti-gastrítica e energizante. Promove a desobstrução das articulações, o resgate e o fortalecimento da mobilidade muscular, reorganiza a função digestiva e permite um melhor fluir da energia (Prana) nos diversos segmentos do corpo. Indicado nos processos reumáticos, desequilíbrios do sistema digestivo, períodos pós-operatórios e também para idosos e gestantes.

Yoga Suksma

Yoga Suksma Vyayama é uma série de exercícios físicos e respiratórios, associados à concentração que, promovendo a desobstrução dos condutos sutis de energia, Nadis, pelos quais circula a energia, Prana, atinge corretamente os Chakras e leva o indivíduo a vivenciar o equilíbrio de sua personalidade. Indicado para processos de estresse, depressão, ansiedade, casos de intoxicação por medicamentos ou drogas, dificuldades de raciocínio e de memória, inércia e insônia.

Yoga Sthula Viyayama

São exercícios mais vigorosos do que os de Yoga Suksma requerendo maior esforço físico. São muito bons para o desenvolvimento muscular e estimulação física em geral.

Dharana Yantra e Tattva Yantra

Exercícios de concentração e visualização que utilizam as formas geométricas simbólicas ligadas aos Chakras para promover a desobstrução da passagem da energia e energizar desta maneira o Chakra correspondente à forma que é objeto da concentração.
Estes exercícios levam a um relaxamento acentuado das tensões psicossomáticas e são indicados para pessoas que apresentem dificuldades motoras e de concentração, além de serem utilizados como técnica avançada para aprofundar a energia nos Chakras.

Meditações Tântricas

Diversas são as técnicas de meditação tântrica. Elas promovem o relaxamento físico e mental, a concentração, a visualização e a capacidade reflexiva, harmonizando as ondas cerebrais e o sistema nervoso, reconectando o indivíduo a si mesmo.

Pranayama

Exercícios respiratórios realizados, de início, para o desenvolvimento e controle da capacidade respiratória e, posteriormente, executados para direcionar intencionalmente a energia sutil para os diversos Chakras.

Relaxamentos Dirigidos

Somente uma personalidade equilibrada, dotada de auto-estima e autoconfiança, poderá fazer frente às demandas e restrições impostas pelo mundo moderno com sua competitividade e individualismo crescentes, geradores de estresse.
As técnicas de relaxamento são instrumentos valiosos que permitem o alívio das tensões, o gerenciamento do estresse e contribuem para desenvolver no indivíduo a capacidade de usufruir a vida com equilíbrio e espontaneidade.
Ao final de todas as aulas são propiciados aos alunos alguns momentos de relaxamento, além de aulas de técnicas específicas, de modo a incentivar a prática correta e constante do relaxamento.
Estas técnicas de relaxamento dirigido são progressivas, ou seja, levam o indivíduo a liberar gradualmente as suas tensões físicas e psíquicas, atingindo as construções simbólicas inconscientes, liberando a energia concentrada responsável pela sua manutenção e, em conseqüência, as tensões correspondentes.
Indicados para pessoas com dificuldades de relaxar e de manter contato consigo mesmas, além dos casos de insônia, perda de concentração e tensões emocionais.

Yoga Nidrá

Método de relaxamento cujo objetivo é o equilíbrio físico, mental e espiritual (divisão meramente didática) através do relaxamento profundo consciente.
A prática é baseada num rodízio de conscientização em que a mente focaliza as diferentes partes do corpo, em Pranayama, Chidakasha, Dharana e visualização interior.
Considerando que Yoga é um processo de comunhão, a integração dos conteúdos conscientes e inconscientes determina uma personalidade mais equilibrada e plenamente consciente.
Dessa forma o relaxamento consciente alcançado em Yoga Nidra possibilita ao praticante observar, como espectador, uma liberação de imagens subconscientes carregadas de emoções e conteúdos que foram reprimidos, Sanskaras.
Esses conteúdos reprimidos, causa de nossas tensões profundas e da constante inquietude da mente, interferem subliminarmente nos nossos comportamentos na vida diária. Condicionam nossos pensamentos conscientes e experiências e nos compelem a reagir de forma razoavelmente previsível.
Assim que se atinge o relaxamento profundo consciente, esses conteúdos passam a emergir e torna-se importante manter-se como espectador, sem se envolver.

É a consciência que quebra os laços do envolvimento pessoal, sendo o meio de se libertar das impressões passadas, os Sanskaras."

 

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